terça-feira, 20 de junho de 2017

Amigos do Museu procuram-se! - a propósito de umas pedradas que jogaram nos nossos telhados e janelas...





É amigo da ADEP, associado ou simpatizante das suas causas?
Conhece o seu espaço de Museu  “Primeiras Artes” e “Casa dos Engenhos Dr. Justino Strecht Ribeiro”, no Parque das Tílias – à Frutuária  ?
Sabe que a própria existência/ manutenção do ÚNICO MUSEU DE PAIVA está sob ameaça?
Sabe que desde a recolha do espólio (que se iniciou há mais de vinte anos e que contou com o trabalho de voluntários e muitas doações de particulares),  aos trabalhos de conservação e às condições de instalação e segurança do espaço, todos os custos são suportados pela ADEP?
Sabe que a nossa terra tem imenso espólio, etnográfico, arqueológico e de história natural ao abandono, em casas particulares e até em museus nas terras vizinhas?
Também acha que precisamos de investimento humano e financeiro; que precisamos de renovação de espaços; de mais divulgação e melhor apresentação de conteúdos; de novos projectos de divulgação?
Sabe que no ano passado o espaço esteve aberto duas tardes por semana, com acesso gratuito, graças à disponibilidade de quatro voluntários? Sabe que este ano estamos a divulgar a nossa disponibilidade para facultar o acesso, igualmente gratuito, a todos os interessados?
Acha que não tem disponibilidade e que só os outros a tem ?
Se não é o caso,  quer ter um papel mais activo, dando o seu contributo, na defesa desta causa?
Se lhe dói saber que nem tudo está a ser feito pela comunidade para garantir a existência do único Museu  de Castelo de Paiva então talvez seja o momento de contribuir com algo de que possa dispor…

Se não lhe dói, passe ao lado, procure ao menos não incomodar… quem vai fazendo algo pelo nosso património e pela memória das suas gentes!




















escreveu Martinho Rocha

Sem comentários: