quinta-feira, 22 de junho de 2017

Altares usados nas festas solisticiais, destes dias, pelos nossos antepassados !?


Também em Paiva existe algo semelhante. Há anos que as obras lhe fazem cerco e há anos que vimos alertando Município e DGPC (Direcção Geral do Património Cultural) para a necessidade de avaliação dos vestígios e medidas de protecção delimitando as obras...


Apeiron edições adicionou 2 fotos novas.
3 h


Portugal - Terra de Mistérios
ALTAR PAGÃO
A localidade de Vila Nova (terra das flores) tem um dos mais antigos altares pagãos da antiga Calécia.
Aqui celebrava-se o dia de finados (fieis defuntos) e as festas solsticiais (inverno/verão) que marcava o fim das colheitas, a recolha do gado das pastagens e a “morte” invernal do sol.
Na nossa cultura ancestral, o povo acreditava que no dia de finados era possível contactar os mortos. Desse modo, era costume fazerem oferendas com toda a devoção e sentimento profundo – no altar, expunha-se sob uma toalha de linho o melhor das suas colheitas – para que os mortos também pudessem celebrar.
A morte para os nossos antepassados era vista como um princípio (renovação), não como um fim.
“Aqui encontrámos inúmeros pormenores que se destacam na paisagem e que chamam a nossa atenção, demonstrando-nos que há muito tempo atrás foram objecto de grande influência espiritual para os nossos antepassados: a Mesa dos Mouros é por todos os motivos um dos elementos mais significativos do culto sagrado primitivo…”
In “A Alma de Um Povo – História e Lendas da Tradição Barrosã”, Agostinho Veras
Fotos: Altar pagão, Vila Nova (terra das flores), também conhecido como Mesa dos Mouros

Sem comentários: