domingo, 5 de março de 2017

“O Cromeleque da Cerca” (S. Martinho, Castelo de Paiva) sobranceiro ao Sardoura a meio caminho do Douro ?



Não é assunto que possa dispensar uma análise atenta de Arqueólogo da área do megalítico, mas não deixa de nos fazer interrogar se estamos perante um imponente Cromeleque construído numa zona onde abunda o granito e beneficia de uma exposição a poente, com uma vista panorâmica de grande alcance sobre o vale agrícola do rio Sardoura e com  condições favoráveis – ainda hoje – para a prática agrícola/pastoril. A grandeza dos monólitos e a sua disposição é no mínimo muito surpreendente. Este tipo de monumentos geralmente associado a vestígios de práticas ancestrais da pré-história tem também confirmada essa evidência considerando o aparecimento – há anos - nas proximidades de machados de pedra e de bronze. Não podemos esquecer até que nas imediações das pias dos Mouros (monumento classificado sobre o qual já temos falado e pode ver-se no tema Monumentos e Arqueologia) existiam ainda há poucos anos (não sabemos se ainda existem e estarão subterradas) umas outras pias e pedras afeiçoadas mais rudimentares  e que o povo associa a práticas e rituais  pagãos.

Notas: 
1 - Das enciclopédias sabemos que o megalitísmo é um fenómeno cultural que é representado, materialmente, pela utilização de grandes pedras, em granito ou xisto, quase sempre em bruto ou sumariamente afeiçoadas, com as quais se construíram, em recuadas épocas pré-históricas, determinado tipo de monumentos, tais como menires, cromeleques, alinhamentos, cistas e antas (ou dólmenes).
2 - Portugal é um dos países europeus mais ricos em património megalítico: dólmenes ou antas, cromeleques, menires alinhamentos, de diversas formas e dimensões, estão espalhados na nossa paisagem de norte a sul. 
3 - Em Paiva estão identificadas mais de quatro dezenas de mamoas (trabalho de localização e reconhecimento em que a ADEP se empenhou nos anos 80 com jovens autores da Carta Arqueológica), sendo certo que nas suas imediações e em lugares como Serradêlo, Sabariz, Touriz, Vale e Sequeirô, entre outros, não será difícil descobrir portais e vergas que terão vindo destas construções pré-históricas!
4 - Antas, mamoas e cromeleques são estruturas monumentais que representam aspectos da vida do Neolítico (sistemas de calendário, templos de adoração, locais funerários, etc.) e muitas sofreram transformações quando adaptados ao culto cristão e mesmo para outros usos do quotidiano profano.

5 – Para a UNESCO são designados sítios as obras do homem ou obras conjugadas do homem e da natureza, bem como áreas, que incluem os sítios arqueológicos, de valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico as formações geológicas e fisiográficas e as zonas estritamente delimitadas que constituam habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas, de valor universal excepcional do ponto de vista estético ou científico (UNESCO. Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural, 1972).









escreveu Martinho Rocha

Sem comentários: